3 de outubro de 2007

Seja bem-vindo o CND

Tomou posse o novo Conselho Nacional do Desporto (CND). Boas notícias para o desporto nacional que terá finalmente um Órgão Nacional dedicado, entre outras coisas, a pensar o Desporto em Portugal e a criar estratégias para o seu desenvolvimento.

É com agrado que leio que na apresentação do CND as primeiras palavras do Sec. de Estado do Desporto relativas ao que vai ser este Orgão são para dizer que "Iremos discutir algumas questões como a proposta do regime jurídico das federações desportivas, proposta sobre os níveis de profissionalismo desportivo em Portugal e a organização do sistema competitivo profissional e não profissional". Ainda bem que o Estado percebeu que tinha que meter mão nisto.

Só uma reserva, este Órgão é formado por cerca de três dezenas de elementos, na sua maioria membros das mais variadas Federações e Ligas. A mim parecem-me muitos elementos. Vai ser difícil conseguir convergir opiniões entre cerca de trinta pessoas. Reparem, o Conselho de Estado tem cerca de vinte elementos, o do Desporto precisa de cerca de trinta... Esperemos que - ao contrário do que é normal no nosso país - cada um não puxe para a sua capelinha e se pense efectivamente em estratégias globais de desenvolvimento tendo o Desporto como um todo. Confio que assim será! Seja então bem-vindo!

Sem comentários: