25 de outubro de 2007

Esta AJB sim!

Li na edição de hoje do diário "o Jogo" que a Associação de Jogadores de Basquetebol (AJB) pediu uma reunião ao Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) no intuito de conhecer as medidas que o SJPF levou a cabo no âmbito da obtenção de Fundo de Pensões para os jogadores profissionais. Ora aqui está uma boa noticia para os jogadores profissionais e, porque não, para o próprio basquetebol.

Parece que a AJB finalmente entendeu que, sendo os jogadores os maiores artífices de qualquer desporto, não poderia dedicar-se a aparecer esporadicamente em conferências de imprensa a informar o que todos sabem sem apresentar soluções para resolver o que quer que fosse. Habituámo-nos a ver a AJB a aparecer a dizer que o clube A ou o clube B não pagam ordenados e já está. O que é certo é que nunca apresentaram qualquer tipo de soluções para ajudar a resolver o que quer que fosse.

Numa fase em que o Basquetebol precisa de todos, é com bons olhos que vejo a AJB a trabalhar em prol dos jogadores e a bem da modalidade. Creio que só assim a AJB será finalmente reconhecida por todos: clubes, liga e principalmente, pelos próprios jogadores.

Falta convencer os jogadores a associarem-se (estrangeiros incluídos), falta abrir o leque aos jogadores da Proliga, falta falar do subsidio de doença (baixa médica) da segurança social que os jogadores não têm, falta criar medidas de protecção ao jogador nacional, falta assinar protocolos, falta um site, mas ainda assim parece que a AJB mudou de rumo para melhor.

Ainda bem porque nesta fase o basquetebol precisa imperiosamente do contributo de todos.

Sem comentários: